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  BIOTEATRO  

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Fotos de Hudson Motta

Academia do Protagonista e Nany di Lima estreiam experiência cênica em audiovisual com dois filmes.

 

Os temas passam por sexo e relacionamento na pandemia, medo da morte, maternidade, luto, vocação e desemprego, família e transformação.  

Dirigidos por Nany di Lima, doze artistas se lançam em um processo de criação a partir do método Bioteatro.

 

O espectador pode acompanhar o método registrado no filme "Dois mil infinito e vinte" e conhecer as criações dramatúrgicas e cênicas no filme “Eu consigo respirar debaixo d'água …”. O projeto estreia pelo YOUTUBE da Oficina Cultural Oswald de Andrade, seguido por debate pelo ZOOM e segue com uma sequência de eventos entre exibições, debates e lives citados no serviço.

 

Os artistas criadores do projeto cênico são: Nany di Lima, Helio Ishii, Hudson Motta, Ricardo Severo, André Bortolanza, Dinah Feldman, Graça de Andrade, Ivan Capua, Keila Bueno, Leo Diniz, Osvaldo Gonçalves e Rubens Caribé. 

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"Dois mil infinito e vinte” é uma experiência virtual de teatro, baseada na metodologia Bioteatro - em que a biografia dos atores é a própria dramaturgia.
Este projeto integra dois filmes, o primeiro, "Dois mil infinito e vinte” , revela os bastidores, os ensaios e a aplicação do método Bioteatro. O segundo, “Eu consigo respirar debaixo d’água...” apresenta cenas construídas em autoficção reversa. Bioteatro é o encontro da biografia e do teatro, estimulados por um campo de empatia. O método é criação e pesquisa da diretora Nany di Lima que também é psicóloga e promove o encontro entre a autoinvestigação e a cena.''

Usando cenas biográficas do elenco e uma sequência de passos para verter essa cena a outro intérprete, ela vai costurando as conexões e fenômenos de uma natureza potente que integra o biografado e seu intérprete - o que ela chamou de “ teatro em autoficção reversa”. Para este projeto, o tema investigou fatos do ano de 2020 para um grupo de atores, que viveram momentos marcantes além da pandemia - que “desempregou” os artistas e em especial, os de teatro.
O elenco traz à tona temas como sexo e relacionamento na pandemia, medo da morte, maternidade, luto, vocação e desemprego, família e transformação.  

 

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Biografia, Teatro e Empatia são pilares do Bioteatro. 
por Nany di Lima

O processo apóia a criação de cenas a partir de narrativas pessoais, que serão sorteadas a um outro ator. O intérprete que está na cena não é o dono da história; ele será estimulado a um vigoroso acento empático com o primeiro narrador e criará uma segunda narrativa incluindo sua própria história e visão. Chamamos isso de teatro em autoficção reversa. 

 

O que ocorre já na abertura e também durante o processo, é uma intensa conexão entre o intérprete e o biografado, com espelhamentos muito potentes, como: uma atriz negra, católica, que tem uma filha branca, narra a morte da filha num acidente de carro 1 mês antes da pandemia. Essa atriz será representada (por sorteio),  por uma atriz branca, judia, que tem uma filha biológica negra, e que vive os questionamentos da maternidade. 

 

Um outro ator de 57 anos que nunca se relacionou afetivamente por mais de 6 meses, vai retratar um ator que é casado há mais de 20 anos e está buscando ampliar esse relacionamento com um terceiro parceiro. 

Os encontros promoverão, em 100% dos casos, fricções transformadoras tanto para o intérprete quanto para o biografado. Dessa forma, somamos processos de autoinvestigação, estímulo empático, estética teatral em meio audiovisual, comentando urgências e transformações impostas pela investigação de temas, no nosso caso, o ano de 2020 para um grupo de artistas de cinema e teatro.

idealização, direção e

 metodologia BIOTEATRO

 documentarista 

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A Academia do Protagonista é uma produtora artística. Reúne em seus mais de 30 anos de existência, um registro de produção teatral, formativa e de educação corporativa. Caracteriza sua produção, espetáculos de investigação social, como Mundus Immundus, de reflexão e revelação de comportamentos, como Eu te darei o céu, além de uma intensa atividade com educação a partir do teatro, entregando diversos espetáculos a projetos como Escola Aberta, da Secretaria de Educação assim como em parcerias com  a Secretaria de Meio Ambiente. 
 

  SINOPSES  

1. Filme "2000 infinito e 20"

Você pode imaginar uma câmera transmitindo os bastidores de um grupo de teatro ensaiando? Este filme documenta a criação de um registro em audiovisual, a partir do método Bioteatro, de um grupo de atores bem no centro da pandemia. A sala de ensaio é a plataforma zoom, registrando a tudo e a todos. Os desafios, as emoções, a exposição e os conflitos dos artistas para  entregar o filme inédito "Eu consigo respirar debaixo d'água" num momento que desempregou muitos artistas e em especial, os de teatro.  

2. Filme "Eu consigo respirar debaixo dágua"

 

O filme revela as cenas mais íntimas de 7 atores de teatro que participaram do método Bioteatro, em esquema de autoficção reversa. O tema central foi o ano de 2020 e os desafios vividos por esses artistas nesse período.   A pandemia é apenas o pano de fundo para uma intensa reverberação de temas humanos como sexo e relacionamento nesse distanciamento social, medo da morte, maternidade, luto, vocação e desemprego, família e transformação. Uma terceira narrativa com memórias biográficas da diretora enfatizam leituras complementares às cenas, assim como a existência de uma quarta narrativa através de movimento em papel, completam a estética do filme que é puro teatro em ambiente audiovisual. O filme também carrega referências documentais apresentando imagens, documentos, mensagens e elos expressivos que conectam as histórias desse elenco.
 

 FICHA TÉCNICA 

direção, metodologia em Bioteatro e idealização

NANY DI LIMA

 

assistente de direção

ANDRÉ BORTOLANZA

 

dramaturgia das cenas biográficas

COLETIVA

 

roteiro e narrativa no Filme "Eu consigo respirar debaixo dágua"

NANY DI LIMA


documentarista - edição e montagem

HELIO ISHII


estagiária de edição

NINA GOCKE


Arte e Movimento em Papel no Filme "Eu consigo respirar debaixo dágua"

LEO DINIZ


elenco

DINAH FELDMAN

GRAÇA DE ANDRADE

IVAN CAPUA

KEILA BUENO

LEO DINIZ

OSVALDO GONÇALVES

RUBENS CARIBÉ

 

música original

RICARDO SEVERO

 

direção de arte das cenas biográficas

LEO DINIZ

OSVALDO GONÇALVES

  

fotógrafo e design

HUDSON MOTTA

GIOVANNA CIMA

 

crédito para a foto de Hermano Penna

Iatã Cannabrava

 

crédito para a foto de Nany di Lima na peça Ela, o Buddha by

Murillo Basso

 

direção de produção

DINAH FELDMAN

 

Realização: Academia do Protagonista, Lei Aldir Blanc na Cidade de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura/Prefeitura Municipal de São Paulo e Governo Federal

Apoio: Atividade apoiada pelo Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.  

 serviço 

 

Acesse todas as atividades, gratuitas, em:

https://linktr.ee/bioteatro

13/10/2021 (quarta), 19h30

Exibição do filme "Dois mil infinito e vinte"  
Na sequência, debate com Pablo Ferreiraeditor de vídeo, roteirista e videomaker - pelo ZOOM.

14/10/2021 (quinta), 19h30

Exibição do filme “Eu consigo respirar debaixo d'água …” 

Na sequência, debate com  Aline Filócomo e Thiago Amaral -

co-fundadores e atores da premiada Cia Hiato - pelo ZOOM.

15/10/2021 (sexta), 19h30

Exibição do filme "Dois mil infinito e vinte" 

Na sequência, debate com Flávia Albergariapsicanalista clínica, historiadora e Pós Doc em teoria literária - pelo ZOOM.

16/10/2021 (sábado), 19h30

Exibição do filme“Eu consigo respirar debaixo d'água …” 

Na sequência, debate com Prof Dr Johannes Sjoberg -  professor de estudos cinematográficos na Universidade de Manchester (Reino Unido), com especialização em docuficção. Docuficção é um termo genérico para todos os filmes feitos com técnicas documentais para aumentar a autenticidade do material - Andrea Pasquini -cineasta, com experiência em produção e direção de filmes e conteúdo, e curadora de diversos festivais como É Tudo Verdade e In-Edit. - pelo ZOOM.

Esta atividade terá tradução simultânea inglês-português.

 Informações para a imprensa:

Diretora Nany di Lima

(11) 99969-8070

 

Produtora Dinah Feldman

(11) 99144-6957

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